Produzindo layouts para clientes que possuem tablets com diferentes proporções de tela
Você já deve ter acompanhado alguns movimentos onde laboratórios optam por trocar o sistema operacional dos tablets utilizados pela força de vendas, já acompanhamos trocas de iOS para Android e de Android para iOS.
Como o Tabmedia atende os dois sistemas operacionais, até então, você só precisou estar atento ao tablet utilizado pelo cliente e produzir o conteúdo em função disso ok? Mas ultimamente temos percebido movimentos onde clientes passam a utilizar ao mesmo tempo tablets iOS e Android ou tablets Android com diferentes resoluções, esse cenário impacta a forma com que você precisa produzir os conteúdos e esse artigo foi produzido para lhe apoiar nesse processo. Boa leitura e boa criação.
Para entendermos melhor, tanto o problema quanto a solução, precisamos entender o básico dos conceitos abaixo, sendo os três últimos possíveis soluções a serem adotadas:
- Proporção de tela
- Resolução de tela
- Design Responsivo
- Design Adaptativo
Proporção de tela
É a relação entre a largura e a altura da tela do tablet. Quando nos deparamos com telas de tablets mais quadradas e outras mais retangulares, estamos visualizando proporções diferentes. Abaixo temos uma imagem que irá mostrar estas diferentes proporções e algumas informações técnicas importantes complementando. É importante pontuar que não existem somente estas dimensões e nem somente estas proporções de tela, mas estas mostradas são algumas que vimos com frequência em tablets.
Resolução de tela
É a quantidade de pixels que compõem a tela. Podemos ter uma tela com 9,7 polegadas de tamanho e de proporção 4:3, e neste mesmo tamanho e proporção de tela ter uma resolução de 1024x768, ou de 2048x1536. É importante dizer que, quanto maior a resolução mais detalhada ficará a imagem em tela. Existem nomenclaturas que resumem o conceito Resolução de tela e que são utilizadas em vídeos (por exemplo: 720p, 1080i ou 1080p, …) e também em televisores (por exemplo: HD, Full HD, 4K, …).
Design Responsivo
Por meio de código é possível criarmos um layout que irá levar em consideração a relação entre, tamanho, proporção e resolução de tela. Possibilitando que este layout seja visualizada em qualquer tela de qualquer dispositivo. Este conceito é muito utilizado em sites e apps, caso seja necessário implementar o Design Responsivo, é importante aplica-lo tanto na criação quanto na programação de seu layout.
Na primeira imagem temos três telas, cada uma de uma proporções diferente todas estão acessando o mesmo site. Na segunda imagem temos as mesmas três telas, acessando o mesmo site e com diferenças destacadas. Há destaques no menu, pois conforme o tamanho de tela o menu pode não caber, e se tronar um botão que ao ser clicado irá aparecer por cima da tela, se tornando assim um menu retrátil. Nas linhas circuladas, observamos a adição de uma coluna ou seja, os objetos foram distribuídos conforme o tamanho de tela. E essa é a função do design responsivo, é adaptar o layout conforme a proporção, tamanho e resolução da tela, ocorrendo uma nova diagramação deste layout.
Design Adaptativo
A diferença aqui é que, com Design Adaptativo, você irá criar um layout de uma única proporção, com um limite de tamanho e de resolução. E utilizando a programação, adaptar o layout conforme a o tamanho e a resolução da tela. Apesar, dessa forma limitar mais o layout de se adaptar a tela, a vantagem é que para se fazer isso, leva-se muito menos tempo, e consequentemente acaba sendo muito menos custoso.
Aqui usamos dois exemplos, na primeira imagem o layout se mantem na proporção 4:3, já na segunda imagem a proporção mantida é a 16:10. Perceba que temos que fixar em uma proporção, e quando o layout é aberto em outras proporções são criados vazios em cima e em baixo, ou nas laterais, esquerda e direita. Estes espaços sobrando em tela podem ser preenchido, com cor, degrade, imagem e etc. Porem não fará parte do layout.
Conclusão e códigos de auxílios
Para os Visual Aid, recomendamos normalmente a implementação do Design Adaptativo, devido a questões como:
- Performance
- Agilidade na criação dos layouts
- Agilidade na programação dos layouts elaborados
- Facilidades geradas para a manutenção e atualização do Visual Aid
- Facilidades geradas para subir os arquivos
- Possibilidades de melhores animações e interações
- Valor mais acessível
Abaixo iremos disponibilizar dois pacotes de códigos sendo o primeiro um exemplo de Design Responsivo, e segundo um exemplo de Design Adaptativo.
Matéria escrita por Rafael Nascimento, CEO e CTO da Rihz (https://rihz.com.br/) em parceria com a Tabmedia.
Ainda com dúvidas?
Entre em contato via Whats App
Equipe Tabmedia
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo